segunda-feira, 23 de maio de 2016

Por que não compensa minerar Bitcoin?

Esta dica não traz detalhes técnicos, mas respondendo rapidamente: NÃO COMPENSA. Muita gente corre pensando que dá para minerar Bitcoin no computador... Isso era antigamente! Ultimamente não rola. São necessárias máquinas específicas, e elas ficam desatualizadas rapidamente...

A principal questão é a dificuldade: quanto mais gente minerando, maior a dificuldade. Logo, mais difícil é preencher os requisitos técnicos para resolver os cálculos. Isso gera menor lucro... E consome muita energia!

No Brasil o custo da energia elétrica torna a mineração de Bitcoin proibitiva. O hardware especializado (as mineradoras) também são bem caros, demoram muito tempo para se pagar.

O que pode valer a pena é minerar alguma altcoin, mesmo assim a energia aqui torna o processo inviável - há altcoins que podem ser mineradas com a GPU (placa de vídeo) ou a CPU. Cada placa de vídeo tem algumas peculiaridades também, nem todas mineram bem (normalmente o pessoal usa uma R9 da AMD).

A mineração em nuvem, quando verdadeira, demora muito para compensar o investimento. Mineradoras que mineram altcoins e as vendem depois, pagando em Bitcoin, podem até valer a pena. Mas fique ligado com os sites scam: eles existem aos montes pela internet.

Nunca coloque dinheiro que você não tem nas mineradoras em nuvem, e sempre que tiver ganhos, retire, não deixe lá. Dezenas de sites de mineradoras viraram scam e sumiram, deixando os clientes sem pagamentos. Na verdade é meio errado falar que "viraram" scam; algumas sempre foram, desde o começo, só estavam esperando a hora de parar de pagar e ficar com o dinheiro de todo mundo. Alguns honestos pausaram as atividades porque não estava mais compensando.

Em suma, para minerar Bitcoin pra valer você precisa ter uma quantidade muito grande de máquinas mineradoras e também acesso a energia elétrica grátis ou barata. Geralmente "fazendas" gigantes mineram, deixando os pequenos de fora.

Cuidado com programas que prometem retorno do investimento em poucos meses. Alguns até funcionam por um tempo, mas nada é garantido. Se você der o azar de entrar nos últimos meses de operação da mineradora, já era: não terá seu dinheiro recuperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário